Limpeza do seu instrumento de escrita Pelikan

A Pelikan garante aos seus clientes um prazer ao longo da vida quando escreve com um instrumento de escrita da Pelikan. Para assegurar esse facto, é importante que o seu instrumento de escrita fina esteja limpo. No entanto o processo de limpeza não é de forma alguma complexo. A limpeza das canetas com mecanismos de enchimento por pistão, por exemplo, só necessitam de água.

Tinta 4001 Royal Blue

Limpeza de canetas que se utilizam no dia a dia

Se a sua caneta de tinta permanente é utilizada diariamente, é perfeitamente suficiente a limpeza uma vez por ano  com água morna e corrente (evita usar aditivos). Para isto, deite um pouco de água através do aparo torcendo a rosca do pistão do sistema de enchimento por pistão para a direita e depois deite água outra vez torcendo a rosca na direcção contrária.

Limpeza de canetas que se utilizam com pouca frequência

Se só necessita da sua caneta de tinta permanente de vez em quando,  por favor tente escrever com a sua caneta de tinta permanente vazia de seis em seis meses. Caso contrário, esvazie o cartucho de tinta e lave com água morna.

Se utiliza com pouca frequência, recomendamos que encha a caneta de tinta permanente só até metade. Se não tem usado a caneta por um período de tempo longo, verifique se a caneta está limpa antes de começar a escrever.

Tinta de cor (expecto azul)

A tinta de cor contem uma maior quantidade de pigmentos  do que a tinta que é só de cor azul. Portanto, no caso de que esteja a usar tintas de cor, a sua caneta de tinta permanente precisará de ser limpa com mais frequência.

Tinta especial / Tinta da china (i.e. Fount India da Pelikan)

Devido às suas características, esta tinta especial é também chamada “Tinta da china para canetas de tinta permanente". Entre outras coisas, contem  uma alta taxa de fuligem, que se fixa nos capilares finos do regulador de tinta. Se deixar a caneta aberta, sem voltar a colocar a tampa  ou quando acaba de escrever, antecipará o processo. O que acontece é que  o portador do líquido aquoso evapora mais depressa e os sólidos, i.e., a fuligem, sedimenta na caneta. Consequentemente, a tinta torna-se mais espessa e junta-se nos sulcos dos capilares do regulador da tinta e nos capilares finos do sistema de enchimento por pistão. Para transformar em curta uma história longa: tapa-se a sua caneta de tinta permanente. Portanto, se necessita apenas da sua caneta de vez em quando, recomendamos-lhe que encha o reservatório de tinta parcialmente e lave com água morna cada 3 a 5 meses (não utilizando aditivos).

Informação Geral

Recomendamos-lhe o seguinte:

  • Não compre tinta em grandes quantidades e utilize-a até 12 a 18 meses depois de a comprar.
  • Feche sempre a sua caneta de tinta permanente utilizando a sua  tampa para tapar.
  • Não submeta o seu utensílio de escrita a temperaturas extremas (gelo e calor
    excessivo).
  • Nunca use aditivos como sabão liquido ou detergentes para limpar a sua caneta!

Como encher de forma correcta o sistema de enchimento por pistão

Existem um par de coisas que deve ter em mente quando quer encher o reservatório do pistão de enchimento de uma caneta de tinta  permanente. As seguintes instruções mostram-lhe como deve encher o pistão de enchimento sem que pingue em 4 passos.

Antes de começar, mova o mecanismo de enchimento por pistão para a frente torcendo a rosca na ponta da caneta para a esquerda. Mergulhe o aparo inteiro na tinta, até onde começa a zona por onde se pega a caneta. Mergulhe na tinta rodando a rosca no sentido da direita. Trabalhe devagar e ao mesmo ritmo.
Quando o depósito está cheio deixe cair cinco gotas para dentro do frasco. Agora, segure o aparo na vertical e gire a rosca outra vez para soltar o restante ar.