Trabalhos de casa
Trabalhos de casa

Não se limite a uma função de supervisão, mostre ao seu filho o seu interesse nos assuntos que estão a ser tratados a cada momento na escola.

Apoio durante os trabalhos de casa

Tome o seu tempo para apoiar os seus filhos nos trabalhos de casa, especialmente no início. Não se limite à função de supervisão, demonstre ao seu filho que está interesado nos assuntos que estão a ser tratados a cada momento na escola.

Um bom momento é depois de comer e de um descanso suficiente. Não obstante, os trabalhos de casa deveriam ser feitos sempre à mesma hora do dia (caráter rotineiro).

Especialmente os estudantes do 1º ciclo são incapazes de se concentrarem bem durante muito tempo. Por ese motivo, os trabalhos de casa nunca deveriam fazer-se à noite ou depois de brincar durante muito tempo à tarde. Apenas depois do seu filho ter descansado, mostrará vontade e motivação para fazer os seus trabalhos de casa. Dê ao seu filho tempo suficiente para fazer os trabalhos de casa.

Assegure-se que tem uma zona de trabalho adequada. Deveria ter uma cadeira ergonómica, estar suficientemente iluminada e ser uma zona tranquila, arrumada e limpa para que o seu filho não se distraia.

A criança apenas deberá repetir um exercício em casos excecionais. O seu filho terá que aprender a decidir por si próprio se um exercício está acabado ou não. Depois de tudo isto, na escola terá que explicar-se perante o professor. Às vezes a carga de trabalho parece maior do que o previsto. Se o seu filho oprimido pelo excesso de trabalho, solicite ajuda ao seu profesor.