Maki-e Maiko in Kyoto

  • Maki-e Maiko in Kyoto

Descrição do produto

Maiko em Kyoto

No ano 794, o imperador japonês Kammu declarou a tranferência da capital do Japão a uma nova cidade que chamou Kyoto. Era o lugar de uma dinastia impressionante, onde inclusive as pessoas comuns tinham uma vida acomodada. A finais do século 12, Kyoto havia-se convertido no centro do comércio e industria do Japão. Depois de aprocimadamente 700 anos de prosperidade, como uma cidade moderna, o imperador Meji transferiu a capital a Tokio. Atualmente Kyoto é a sexta ciudade mais grande do Japão com uma população de 1,5 milhões de habitantes. Com uma longa história, tem muitos templos e santuários, além de outras amostras de arquitetura que a convertem em uma das atrações turísticas mais populares do Japão.

Uma Maiko é uma jovem aprendiz que se treina nas artes e os costumes das Geishas. Antigamente, as meninas começavam como maikos entre as idades de 9 a 12 anos, embora atualmente começam o seu treinamente uma vez terminada a escola secundária. Costumavam vestir um furisode ou kimono de manga longa para as mulheres solteiras. Devido à sua chamativa vestimenta e calçado, respresentavam o epítome da beleza das jovens japonesas.

A caneta Pelikan Maki-e “Maiko em Kyoto”, mostra a uma elegante mulher de pé sobre um pavimento de pedra rodeada de pétalos da flor de cereja com a histórica pagoda de cinco andares de Kyoto no fundo.

Maki-e é a técnica japonesa de pintura com laca japonesa e é conhecida pela sua grande beleza artística. A palavra Maki-e se traduz literalmente “imagem respingada”, porque o design realizado se pulveriza com pó de ouro ou prata. Para o processo, se utiliza laca de tipo Urischi, aplicada em uma multidão de capas que se polem constantemente. O design se desenha primeiro com uma cor sobre a superfície e logo se pulveriza várias capas de laca. Esta técnica se chama Togidashi-Maki-e. Além do mais, o artista pode misturar o pó de carvão e ouro para conseguir um efeito de alto relevo. Isto se conhece como a técnica de Taka-Maki-e.

Para o modelo de caneta Pelikan “Maiko em Kyoto”, o artista Maki-e misturou armoniosamente ambas técnicas. Esta caneta se fez na histórica região de Kaga, famosa pela destreza dos seus habitantes nas artes tradicionais japonesas.

Em 1929, Pelikan resgistrou a patente para o mecanismo de carga por êmbolo, o qual, despurado e atualizado, segue sendo utilizado hoje em dia para estas canetas. “Maiko em Kyoto” é uma obra prima finamente chapada em ouro de 18 quilates com banho de ródio. Leva o logotipo da Pelikan na tampa, número de edição limitada e a assinatura do artista desenhadas à mão com a técnica Maki-e.

Com a experiencia de décadas e um excelente manuseo da artesania, estas impressionantes Souveraen 1000 se fabricam na Alemanha e são decoradas no Japão, criando assim um produto com um design perfeito que é mais que a soma de cada parte.... unidas com um pouco de magia...

 

Esta caneta se apresenta em uma caixa de regalo tradicional japonês, de madeira de paulonia.

 

Este modelo foi lançado no ano 2010, em uma edição limitada de somente 88 peças a nível mundial.

 

All models and sizes

Maki-e Maiko in Kyoto

Mais detalhes

Assine a newsletter sobre escrita fina

Gostaria que o mantivéssemos informado sobre os todos os produtos novos de escrita fina da Pelikan?

Não tem problema! Assine a nossa newsletter e mantê-lo-emos informado sobre notícias e eventos.

O seu endereço será usado apenas para a newsletter e não deve ser dado a terceiros.